HOME / Quem somos

Quem somos


O grupo ocupacional TÉCNICO GOVERNAMENTAL, que engloba o cargo TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA, foi criado pela Lei nº 20.197, de 06 de julho de 2018. Inicialmente designado com a nomenclatura de Assistente de Gestão Administrativa, pela Lei nº 15.543/2006.

Os cargos foram preenchidos por Concurso Público realizado através do edital nº 002/2006, da extinta Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos – AGANP, com previsão de 2.100 (duas mil e cem) vagas. Na ocasião, foram distribuídos para as áreas: geral, tecnologia da informação e técnico em segurança do trabalho.

Logo após a realização deste concurso, o maior concurso público da história do Estado de Goiás, foi publicada a Lei nº 15.664, de 23 de maio de 2006 que criou o Plano de Cargos e Remuneração – PCR dos servidores da área técnico-administrativa da AGANP.

O PCR englobou em uma mesma carreira servidores efetivos e celetistas, concursados e enquadrados, dos cargos de Auxiliar de Gestão Administrativa, Assistente de Gestão Administrativa e Analista de Gestão Administrativa, servidores estes, pertencentes a regimes jurídicos e origem distintas, com forma de admissão e tempo de carreira totalmente diversos, prejudicando a evolução funcional e o desempenho de todos os envolvidos.

A lei nº 20.197/2018 corrigiu essa distorção, pois criou um PCR próprio para servidores com o mesmo nível de escolaridade – nível médio, mesma forma de admissão – concurso público, e mesma origem – extinta AGANP, além de alterar a nomenclatura do cargo / grupo ocupacional, seguindo a nomenclatura da Administração Federal.

Atualmente, apesar da escolaridade exigida para provimento do cargo ser nível médio, mais de 85% dos servidores possuem graduação em nível superior. É importante ressaltar ainda que 98 cargos de confiança das estruturas básicas e complementares são ocupados por Técnicos Governamentais, e outros vários ocupam funções de coordenação e supervisão de atividades de extrema importância para a Administração Pública.

×